Zona Azul – Estacionamento

Projeto de estacionamento inteligente em Montpellier para aliviar o congestionamento de tráfego e reduzir a procura de estacionamento.

Dez minutos para encontrar uma vaga de estacionamento várias vezes por dia, significa mais de 240 horas por ano e uma média de 700 dias completos na sua vida. Dirigir por aí procurando por uma vaga de carro disponível consome combustível, produz ansiedade e aumenta a poluição nos centros das cidades.

Montpellier é uma pequena cidade francesa da região de Occitanie. Seus 270.000 habitantes sofrem, como em todas as outras cidades, de engarrafamentos e falta de vagas de estacionamento disponíveis. Historicamente, esta cidade tem sido pioneira em projetos de Smart Cities relacionados à mobilidade em um primeiro estágio e passando para implantações de IoT maiores hoje em dia. 

Montpellier é uma estrutura pública intercomunitária que promove todos esses projetos de IoT graças ao seu compromisso com as soluções de “Open Data” para enriquecer os serviços oferecidos aos cidadãos.
Juntamente com a criação do projeto de Smart Cities de larga escala, Montpellier definiu os estágios para uma rede privada baseada no protocolo de comunicação LoRaWAN. Algumas antenas LoRaWAN foram instaladas em locais estratégicos na área urbana, a fim de dar cobertura aos próximos projetos de Smart City. 

O centro comercial de Montpellier tem vagas limitadas de estacionamento e há engarrafamentos em algumas ruas habitualmente. O principal objetivo deste projeto era tornar o tráfego mais fluido e aumentar a rotação nos espaços de estacionamento perto da prefeitura e de um shopping center.

Vinte nós de Smart Parking foram instalados em duas áreas diferentes da cidade: seis nos arredores da Prefeitura de e o restante no bairro vizinho Parc Marianne.

Estes dispositivos foram instalados na superfície da estrada nas áreas de estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida e serviços de entrega com o objetivo de aliviar o congestionamento, agilizar o tráfego e melhorar o acesso às áreas de estacionamento. No futuro, mais pessoas se beneficiarão deste projeto, uma vez que está planejado para ampliar a quantidade de nós em todo o território metropolitano.

Além disso, os sensores também coletam dados sobre a temperatura da pista, que será usada pelas autoridades metropolitanas para agir em caso de presença de mantos de gelo.

A rede de sensores Smart Parking está conectada à rede privada LoRaWAN, que foi implantada. Uma infraestrutura específica para permitir que a entidade mantenha a soberania nos dados de ponta a ponta. As telas de gerenciamento de dados mostram essas informações em tempo real e os indicadores do uso de vagas de estacionamento para melhorar as condições de tráfego e diminuir o tempo de busca de estacionamento.

 
O “Estacionamento Conectado”, como parte da abordagem “Dados Abertos”, ajuda os cidadãos a ter mais informações e dados on-line disponíveis.
 
Usuários, laboratórios e outras start-ups podem usar esses dados e se beneficiar, criando novos serviços para uma cidade mais inteligente, dinâmica e ambientalmente correta.

O projeto Estacionamento Inteligente tornou possível implantar facilmente na infraestrutura de rede LoRaWAN privada uma análise da disponibilidade estratégica do estacionamento, para os serviços de mobilidade da cidade, a Polícia da Cidade e logo os próprios cidadãos. Ter um melhor entendimento e um melhor gerenciamento da disponibilidade e do tráfego dos estacionamentos na cidade é um importante ponto-chave para melhorar a vida dos cidadãos.